Você não precisa ser um vidente para ver que o mundo da moda está em tempos de grandes incertezas. Alguns dos designers mais talentosos do momento como Alber Elbaz, Raf Simons, Stefano Pilati, Christian Lacroix, Oliver Theyskens estão sem emprego e a casa de moda mais célebre, Dior sem diretor criativo. A mensagem desta realidade pode ser que em 2016, talento, habilidade e artesanato são menos relevantes para o sucesso de um negócio do que o marketing, campanha publicitária, e destreza de mídia social.
Porem, a fantastica nova exposição “Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology” no Metropolitan Museum of Art Costume Institute é uma exposição para os verdadeiros amantes de moda, apresentando roupas exoticas que nos fazem sonhar. A abordagem do curador Andrew Bolton, que elencou os 120 looks propõe a convergência entre mão e máquina, mostrando como elas, na verdade, caminham juntas.
Organizado em dois andares, a exposição apresenta exemplos de impressão 3D, corte a laser e outras fabricaçoes feitas a máquina combinadas com o trabalho preenchidos à mão.
A primeira visao que os visitantes encontram ao entrar na nova exposição no Costume Institute do Met, “Manus x Machina” é um vestido de noiva com uma cauda de 6 metros. Desenhado por Karl Lagerfeld para a coleção de alta costura Chanel Outono 2014 , sua construção não é apenas tecnologicamente inovadora, mas desafia a noção de que Couture é necessariamente feito à mão.
Vestido de noiva por Karl Lagerfeld para a House of Chanel
Chanel e Iris van Herpen
Raf Simons para House of Dior
Christian Dior e Christopher Kane
Iris van Herpen
Vestidos de Gareth Pugh feitos de palhas, Iris van Herpen peça montada com penas de silicone e cocares eriçados de Maiko Takeda são mostrados como exemplos ao lado de mais tradicionais em plumasserie por designers incluindo Cristóbal Balenciaga.
Uma das peças mais extraordinárias é um vestido da designer Iris van Herpen, feito de tiras costuradas à mão e penas de silicone cortados a laser com crânios de aves e olhos de vidro.
Yves Saint Laurent, Outono/Inverno 1969 – 1970 Haute Couture
Dior e Alexander McQueen
Andrew Bolton, em seu primeiro show como curador encarregado do Costume Institute.
Um ‘Must’ para quem estiver indo a Nova York e gosta de Fashion.
“Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology” está em exibição no Metropolitan Museum of Art até 14 de agosto.